Governança Corporativa

Governança Corporativa

A Governança pode ser definida como um conjunto de boas práticas adotadas por empresas que visam fortalecer a entidade e alinhar os interesses dos negócios, sócios, diretores, investidores e outros públicos estratégicos, além de conciliar esses interesses com órgãos fiscalizadores e regulamentadores através da prática do programa de integridade. Em suma, a Governança mostra a direção que uma empresa deve seguir para alcançar os resultados esperados.

Estrutura de Governança

É a reunião dos acionistas de uma empresa, convocada para deliberar sobre assuntos importantes para a gestão da organização, como a aprovação do orçamento, a eleição dos membros do conselho de administração, a distribuição de dividendos, entre outros temas relevantes. É considerado o órgão máximo de decisão da empresa e tem o poder de definir as diretrizes estratégicas da organização.

Órgão máximo da empresa, com poderes para deliberar sobre todos os negócios relativos ao seu objeto em nome dos acionistas.

Regida pela Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e do Estatuto da COMPANHIA DE MANEJO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – CMTR.

É um processo realizado por uma empresa de auditoria independente, que tem como objetivo avaliar e analisar as informações financeiras e operacionais de uma organização. Essa auditoria é conduzida por profissionais especializados, chamados de auditores externos, que revisam os registros contábeis, os controles internos e os procedimentos da empresa.

É um órgão independente de fiscalização da gestão da empresa, responsável por verificar a conformidade das operações contábeis, financeiras e administrativas da organização, bem como avaliar a eficácia dos controles internos e a fiscalização das políticas de governança corporativa. Seu papel é garantir a transparência e a integridade dos processos de tomada de decisão da empresa, protegendo os interesses dos acionistas e demais partes interessadas.

Órgão de caráter fiscalizador e independente, que busca, por meio dos princípios da transparência, equidade e prestação de contas, contribuir para o melhor desempenho da empresa. Composto por 3 membros efetivos e respectivos suplentes, sendo 2 (dois) membros representantes do Executivo Municipal e 1 (um) membro indicado pelos empregados públicos da Empresa.

É o órgão responsável por tomar decisões estratégicas e supervisionar a gestão da empresa. O conselho é composto por membros independentes e/ou representantes dos acionistas, que atuam como fiduciários dos interesses da empresa e dos acionistas.

Órgão de deliberação estratégica e colegiada da empresa, eleito pela Assembleia Geral de Acionistas, com prazo de gestão de 3 (três) anos, permitidas reconduções consecutivas. Constituído por 3 (três) membros, sendo 2 (dois) deles de livre indicação do Prefeito Municipal ou dos acionistas titulares das ações ONA; e 1 (um) eleito em voto em separado, pelos acionistas titulares das ações ONB.

É um canal de comunicação entre a empresa e seus clientes, destinado a receber reclamações, sugestões, elogios e denúncias relacionadas a produtos ou serviços oferecidos pela organização. É um meio para que os clientes possam expressar suas opiniões de forma objetiva e imparcial, buscando soluções para seus problemas e confiantes para a melhoria contínua dos processos da empresa. A Ouvidoria atua de forma independente e autônoma em relação às demais áreas da empresa, garantindo a imparcialidade e a transparência no tratamento das demandas dos clientes.

Órgão de caráter independente, vinculado ao Conselho de Administração, atuando como canal de atendimento ao público interno e externo para recebimento e tratamento de manifestações e denúncias.

É um órgão independente de controle interno da empresa, responsável por avaliar e monitorar a eficácia dos processos de auditoria, contabilidade e controle interno da organização. Seu papel é garantir a transparência e integridade das informações financeiras e contábeis da empresa, esperançosamente para a prevenção e detecção de fraudes e irregularidades. O comitê é composto por membros externos à empresa, com experiência em contabilidade, finanças e auditoria, e atua em colaboração com a diretoria e os auditores independentes da empresa.

Tem por finalidade assessorar o Conselho de Administração no que concerne ao exercício de suas funções de auditoria, supervisão e fiscalização sobre a qualidade das demonstrações contábeis e efetividade dos sistemas de controle interno e de auditorias interna e independente. Exercerá, ainda, suas atribuições e responsabilidades junto às sociedades controladas pela empresa. Eleito e destituído pelo Conselho de Administração, será integrado por 3 (três) membros, com mandato de 5 (cinco) anos, permitida recondução.

É um órgão que visa auxiliar os acionistas na verificação da conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores e conselheiros fiscais. Os membros do comitê devem ter experiência profissional ou formação acadêmica compatível com o cargo.

Objetiva auxiliar os acionistas na verificação da conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores e conselheiros fiscais. Constituído por 3 (três) membros de outros comitês, preferencialmente o de auditoria, por empregados ou conselheiros de administração, sem remuneração adicional, para mandatos de 1 (um) ano.

É um órgão independente responsável por supervisionar a gestão de riscos e o cumprimento das leis e normas internas e externas da empresa, incluindo as normas de governança corporativa. Seu papel é garantir que as políticas e os processos de compliance da empresa estejam em compliance com as leis e regulamentações, além de promover a transparência e a integridade nos negócios da organização. O comitê também é responsável por avaliar os riscos estratégicos, operacionais e de conformidade da empresa, bem como sugerir e implementar medidas de mitigação desses riscos.

Órgão estratégico de suporte aos Conselhos de Administração, Fiscal e Diretoria Executiva. Com a finalidade de prover e monitorar a execução das estratégias de negócio de acordo com as políticas de governança, gestão de riscos, conformidade legal e controles internos. Composto por 3 (três) membros de livre escolha.

É o grupo de gestores de uma empresa responsável por conduzir a estratégia e a operação da organização.

Órgão executivo de administração e representação, eleita pelo Conselho de Administração, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular da empresa em conformidade com a orientação geral traçada pelo Conselho de Administração. Composta pelo Presidente da Empresa e 1 (um) Diretor de Operações. O prazo de gestão da Diretoria Executiva será unificado de 3 (três) anos, sendo permitidas reconduções consecutivas.


COMPANHIA DE MANEJO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – CMTR

Travessa 14 de Abril, s/n, Sala 02, Centro, CEP: 62.760-000 – Baturité, Ceará.

CNPJ: 43.395.544/0001-02

Pular para o conteúdo